Por mais incrível que possa parecer está será a primeira vez nos quase dois séculos de existência da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, terá a oportunidade de fazer uma apresentação na integra para o público brasileiro, apresentações que no Brasil sempre se limitam a participações em eventos diversos. Apresentação esta que apenas os europeus conhecem em sua totalidade, desta maneira através do programa Petrobras Cultural é chegada a hora de o povo brasileiro tomar conhecimento pleno desta tão importante manifestação cultural.
A banda irá iniciar sua turnê que se deslocará através das regiões, Nordeste e Sudeste, na cidade do Crato no dia 20 de maio as 17h00 no Largo da RFFSA, em seguida no dia 27 será a vez de Fortaleza com apresentação marcada para as 18h00 na Praça do Ferreira no Centro da capital cearense, a turnê ira visitar ainda as cidades de Niterói/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP e São Paulo/SP nomes de julho de 2011.
O projeto Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto1, tem como objetivo perpetuar uma tradição musical de quase 200 anos, difundindo no Brasil esse fabuloso conjunto musical, portador da legitima autenticidade folclórica. Produzindo é realizando seis espetáculos musicais, nas cidades do Crato/CE, Fortaleza/CE, Rio de Janeiro/RJ, Niterói/RJ, Santos/SP e em São Paulo/SP. Shows estes que serão gratuitos e em locais públicos de fácil acesso, possibilitando a população das cidades visitadas acesso a este patrimônio da cultura tradicional nordestina.
Público estimado de 12.000 pessoas para as seis apresentações. Visualizamos como resultados uma grande disseminação desta representativa manifestação, que finda por homenagear o Mestre da Cultura Raimundo Aniceto, líder da banda e continuador dos ensinamentos repassados por seus ancestrais, bem como possibilitaremos a outras populações de nosso pais continental o conhecimento e a apreciação desta que é patrimônio vivo da cultura do nordeste brasileiro.
Uma Banda Cabaçal é um conjunto musical que pode ser definido como rústico e simples. Em geral é constituída de instrumentos de percussão é sopro, dois pifes (pífanos, flautas rústicas de madeira), um zabumba e uma “caixa”. A origem da denominação “banda cabaçal” vem do fato de que, antigamente, os tambores (zabumbas, caixas ou taróis) eram confeccionados com pele de bode ou carneiro estiradas sobre cabaças secas.

1A Banda surgiu ainda no século XIX, de uma família de agricultores  da cidade do Crato, localizada no Cariri cearense (local de nascimento do Pe. Cícero). Fundador José Lourenço da Silva, o Aniceto. Tradição que persiste até os dias atuais, mantida por filhos, netos e amigos, todos agricultores e oriundos do Crato.

 

 

 

 
           
           
   
© 2005 Flexos Artes Todos os Direitos Reservados