O projeto da Flexos Artes Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro , Ney Matogrosso e Lurdez da Luz são os contemplados da primeira fase do edital Natura Musical2012.

O Natura Musical – programa da Natura de apoio à cultura brasileira com foco em música – definiu os selecionados da primeira fase do Edital Nacional 2012. A maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza irá patrocinar a turnê e a gravação do novo CD do cantor Ney Matogrosso; a turnê da rapper paulista Lurdez da Luz e dois shows e gravação do DVD do Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro, do Ceará. Para essa primeira fase, a Natura destinou R$ 1 milhão.
Dividido em duas fases, o Edital Nacional recebeu neste primeiro momento 189 propostas aptas para concorrer ao patrocínio. Esta etapa contemplou projetos que já tinham aprovação nas Leis Rouanet ou do Audiovisual, e recebeu inscrições entre 24 de abril e 25 de maio deste ano.
Todos os projetos passaram pelas etapas de avaliação técnica, que julgou as propostas com base nos critérios do Programa, que são a adequação ao conceito do Natura Musical, potencial de mobilização de público, acessibilidade, excelência, inovação, visibilidade e custo benefício. Para a gerente de Marketing Institucional da Natura, Karen Cavalcanti, os contemplados representam a diversidade da cena musical brasileira e reforçam características do programa de fomento da companhia. “Os selecionados expressam nosso propósito de resgatar as tradições musicais brasileiras, caso do Uirapuru, de apostar em novos nomes, como a Lurdez da Luz, e reverenciar artistas consagrados, caso do Ney Matogrosso, ícone da música brasileira que completará 40 anos de carreira em 2013”, ressalta.
Para a seleção destes projetos, foi formada uma Comissão de Especialistas independente composta por Lauro Lisboa (jornalista, colaborador do jornal O Estado de SP), Jamerson de Lima (jornalista graduado pela UFPEe produtor cultural) e Roberta Martinelli (apresentadora do programa Cultura Livre desde sua estreia na grade da Rádio Cultura Brasil, em setembro de 2009). As propostas recomendadas pela comissão foram submetidas à análise e escolha final da Natura.
Confira os detalhes dos projetos contemplados :

  • Ney Matogrosso: Circulação de novo show por seis capitais brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Salvador) e gravação de novo CD com o mesmo repertório. . O performático artista, que comemora 40 anos de carreira, incorporará uma feição pop/rock a canções clássicas e novas de compositores como Chico Buarque, Criolo, Vitor Ramil, Pedro Luis e Ben Gil. A banda que o acompanhará ainda não está totalmente definida, mas contará com músicos como Marcos Suzano, Artur Maia e Davi Moraes. A direção do espetáculo é do próprio Ney Matogrosso. Trata-se do retorno do artista ao universo pop, após uma turnê mais intimista.
  • Lurdez da Luz:Realização de turnê com oito apresentações da rapper paulista em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Belém. A artista, que tem três álbuns lançados como integrante do Mamelo Sound System e um álbum solo, lançado em 2010, subirá aos palcos acompanhada de Alexandre Basa e do DJ Jeff Bass, além de músicos convidados. A direção artística da turnê é assinada pela própria Lurdez. Para Lurdez, a sua seleção pelo Natura Musical é uma prova da qualidade do seu trabalho. “Fiquei muito feliz em ser contemplada pelo edital. Há muito tempo a Natura investe e fomenta a cultura brasileira, priorizando a qualidade. É uma empresa que acredita no potencial de novos artistas e não se limita a investir apenas em grandes nomes do nosso cenário musical”, ressalta. Ela acredita que sem o patrocínio da empresa dificilmente esse trabalho sairia do papel.
  • Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro: Realização de duas apresentações do espetáculo “Orquestra de Barro, do Grupo Uirapuru” no Rio de Janeiro e gravação de DVD contendo o registro dessas apresentações e um documentário sobre a viagem dos jovens músicos partindo de uma pequena cidade a 100 km de Fortaleza para se apresentarem na capital fluminense. O projeto foi criado em 2008 pelo artista plástico e luthier Tércio Araripe, com o intuito de resgatar a tradição de confecção de objetos de cerâmica do povoado cearense de Moita Redonda. O grupo é composto por 15 jovens que utilizam em suas apresentações peças e instrumentos artesanais produzidos por eles próprios. O produtor do grupo, Lindemberg de Freitas, afirma que “esse apoio da Natura será fundamental para promover esse resgate. Não contamos com apoio financeiro do poder público e o patrocínio de empresas como a Natura é essencial para a realização desse trabalho”, enfatiza.

SOBRE O PROGRAMA NATURA MUSICAL
É o Programa de apoio à cultura brasileira da Natura com foco em música, que atua por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que visam selecionar projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet e,do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em Minas Gerais, Bahia e no Pará; a Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; e os Festivais. Lançado em 2005, o Programa beneficiou projetos de diferentes estágios e processos da música brasileira patrocinando mais de 170 projetos em todas as edições de edital público e seleção direta. Ao todo, 17 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e mais de 600 mil pessoas beneficiadas. Saiba mais no portal www.naturamusical.com.br ou nas redes sociais do programa no Facebook, Twitter e Youtube.

SOBRE A NATURA
A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com uma receita anual superior a R$ 5,5 bilhões. Sediada em Cajamar, São Paulo, a companhia conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam nas operações do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França.
O desenvolvimento sustentável orienta a maneira de a empresa fazer negócios desde sua fundação em 1969. A paixão pelas relações fez a companhia adotar a venda direta como modelo de negócios e atualmente reúne mais de 1, 435 milhão de consultoras, sendo 1, 179 milhão no Brasil e cerca de 256 mil no exterior, que disseminam a proposta de valor da empresa aos consumidores.
Para a Natura, inovação é um dos pilares para o alcance deste desenvolvimento sustentável. No ano passado, destinou R$ 146,6 milhões e lançou 164 itens, atingindo um índice de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados nos últimos 2 anos, de 64,8%.

 

 
   
   
   
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