Parceiros
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
           
 

APRESENTAÇÃO
          Será lançada durante coquetel, dia 07 de abril, às 19h, no Espaço Cultural Correios, a exposição Panorâmica Vando Figueiredo do renomado artista plástico cearense Vando Figueirêdo. 
          Comemorando 23 anos de carreira Vando completa com este evento sua 27ª exposição individual, sem contar com suas inúmeras participações em coletivas.
           A mostra que fica em cartaz até o dia 21 de maio, tem curadoria de Dante Diniz, que escolheu 30 obras de Vando, das quais pelo menos 25 farão parte da exposição.


SOBRE A EXPOSIÇÃO
          A exposição tem como objetivo apresentar ao público uma síntese dos últimos 10 anos de sua produção artística. Para isso, a curadoria selecionou os trabalhos de pintura sobre telas e pinturas sobre papel em séries e os de gravuras foram escolhidos  por técnica.
01 - Pinturas sobre tela apresenta:
Série Urbanas – Para esses Quadros, o artista aborda motivos  extraídos  do cotidiano e temas  histórico, sociais e culturais captados através de pesquisas diversas.
Série Rupestre – Nessa, a fonte inspiradora são as pinturas rupestres existentes em vários sítios do planeta, inclusive o da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato no Piauí.
Série Esboços e citações – As telas dessa série têm como foco os grandes mestres da pintura, nessas, o Vando  apropria-se de imagens e ou obras de pintores clássicos e a partir das mesmas, nos apresenta não uma cópia clichê e sim, um trabalho autoral carregado de digitais próprias.  .
Série A costela – Nessa série ele trabalha com o emprego acentuado de colagens, apropriando-se de diversos materiais, resultando em uma obra com ricas camadas de tinta, texturas e relevos diversos onde fica bastante  evidente a técnica mista uma de suas marcas registradas.
Série Diamantes – Essa série é a mais recente de sua produção, tendo como diferencial a não utilização de tintas, pois as obras são criadas através da técnica da colagem com recortes manuais de revistas. Utilizando-se de tinta apenas na assinatura, que depois disso os mesmos são impermeabilizados com goma laca e dado por acabados.
02 - Pinturas sobre papel :
Série Recortes de Portugal - Nessa o artista apresenta, trabalhos realizados em aquarela, com  motivos  de paisagens  diversas e que tiveram como base memórias de suas viagens as terras lusitanas.
Série Natalinas – Também produzidas em aquarela sobre papel com temas variados, o artista justifica o título uma vez que essa produção deu-se durante o mês de dezembro de 2010.
03 - Gravuras :
Nessa o artista mostra gravuras com temática rupestres, apresentadas  nas técnicas de xilogravura, gravura em metal e serigrafia.

 

 
   
   
   
© 2005 Flexos Artes Todos os Direitos Reservados